São Paulo – O International Center for Agricultural Research in the Dry Areas (Icarda), instituto que trabalha com pesquisas agrícolas para regiões áridas, está com as inscrições abertas para cientistas interessados em trabalhar com pequenos ruminantes em Aleppo, na Síria. A vaga é para atuar na sede do Icarda no país árabe e a seleção é internacional, segundo informações publicadas no site da instituição. As candidaturas podem ser feitas até 30 de setembro.
O Icarda é uma organização internacional independente da área de pesquisa que faz parte do Consultative Group on International Agricultural Research (CGIAR), rede de centros de pesquisa ancorado pelo Banco Mundial. O objetivo do Icarda é contribuir para a melhoria das condições de vida em regiões secas, por meio do desenvolvimento de pesquisas que aumentem a produtividade nestas áreas e assegurem um uso eficiente dos recursos naturais.
O cientista selecionado para a vaga em aberto vai trabalhar com nutrição, produção de forragem, manejo, tecnologia de alimentos e marketing voltados para pequenos ruminantes. O pesquisador será incumbido de desenvolver e implementar uma estratégia na área de reprodução e genética destes animais para a qualificação e adaptação das raças às regiões onde o Icarda atua, áreas secas de clima não-tropical.
Para a vaga o Icarda exige doutorado na área de genética e melhoramento animal com foco em genética quantitativa, experiência na aplicação de ferramentas moleculares (biologia molecular) para genética e reprodução, três anos de experiência na área, experiência com pesquisa, capacitação e parcerias, conhecimento de mobilização de recursos e gestão de finanças, domínio de inglês, capacidade para geração de dados e análise, entre outros.
O contrato inicial, de acordo com informações do site do Icarda, será de três anos e poderá ser renovado de acordo com o desempenho do pesquisador. A base do instituto, onde o cientista trabalhará, fica em uma região rural de Aleppo chamada Tel Hadya e a vaga é aberta para homens e mulheres. Os interessados devem preencher requerimento online no site do Icarda (www.icarda.org/iea) até a data limite. Haverá pré-seleção de candidatos.