São Paulo – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Mauritânia teve crescimento de 1,25% ao ano nos últimos 20 anos, segundo relatório "Sustentabilidade e equidade: um mundo melhor para todos", do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentado nesta semana em Nouakchott, capital do país árabe.
De acordo com notícia publicada na agência de notícias africana Panapress, o avanço é um dos maiores em toda a África Negra e países árabes no período. Segundo relatório, que tem como base o ano de 2011, a Mauritânia está na 159º posição no ranking global de IDH. O índice é feito a partir de dados como expectativa de vida, educação e PIB per capita.
O relatório constata, mundialmente, uma relação de causa e efeito entre os danos ambientais e as desigualdades, indicando que há necessidade de novas fontes de financiamento para o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, a eliminação das diferenças sociais.
Na Mauritânia, metade da população depende da agricultura e pecuária. O país, no entanto, tem grandes reservas de minério de ferro, produto que representa quase 40% das exportações. A Mauritânia também tem águas ricas para pesca. O governo vem tentando atrair investimentos privados estrangeiros para o país para impulsionar o crescimento econômico.