Dubai – Com o tema ‘Conhecimento para o poder do Infinito’, o Iêmen está mostrando sua história milenar aos visitantes da Expo 2020 Dubai. O pavilhão, localizado dentro do Distrito da Sustentabilidade, traz a história da escrita, agricultura e matemática através de um tour guiado.
Além do conteúdo exposto no pavilhão, o país do Golfo tem, ainda, uma loja com produtos à venda. Entre os itens, está o mel produzido no Iêmen. O produtor Suliman Ohtman explica que sua marca tem diferentes tipos de mel. Os alimentos são produzidos por abelhas da mesma espécie e na mesma região, mas que por estarem dispostas próximas a árvores diferentes, ganham características e cores distintas. O iemenita expõe, ainda, outros itens como própolis produzido e industrializado no país do Golfo.
Outro produto importante para o país, o café, também tem lugar reservado na exposição local. O Iemên é famoso por ter sido um importante agente na difusão do grão pelo mundo. Como uma planta nativa da Etiópia, foram os comerciantes do país árabe quem primeiro compraram e exportaram o café da espécie arábica através do Porto de Moca, a partir de 1.450.
O nome do porto batiza, hoje, diferentes itens ligados ao café, desde a bebida mocha até um tipo de grão mais arredondado e considerado naturalmente mais doce, o ‘moquinha’. O país também tem regiões produtoras do grão.
História e sabedoria
O pavilhão conta com manuscritos e artigos como joias remontando a diferentes períodos históricos vividos pelo país, que tem forte ligação com o comércio de produtos em ouro, prata e ágata. Além de artefatos expostos, um dos pontos centrais da exposição, é um espaço focado em astronomia, com dispositivos multimídia em áudio e vídeos.
O Iêmen destaca, ainda, obras como o Livro de Al Wisabi. No manuscrito, séculos antes da criação dos computadores, o autor iemenita projetou algoritmos que permitiram equilibrar as palavras em cada página para que pudessem ser lidas da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, de cima para baixo e de baixo para cima. Segundo a guia do pavilhão, em cada sentido a leitura transmite um conhecimento de uma área diferente da ciência em uma tecnologia ancestral e pioneira.