Ijuí terá evento sobre imigração árabe em festa de culturas

Diretora Cultural da Câmara Árabe, Silvia Antibas, participa de webinar sobre imigração árabe na terça-feira (13) na Festa Nacional das Culturas Diversificadas. Alessandra Frisso, da empresa H2R, apresenta pesquisa sobre a presença dos imigrantes árabes no Brasil.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal da cidade gaúcha realizam a 34ª Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi). Este ano, a edição acontece pela primeira vez de forma virtual. De 12 a 19 de outubro a festa contará com palestras e eventos virtuais com transmissão gratuita pelo canal da Ueti no Youtube. A Fenadi tem por objetivo levar a diversidade cultural de Ijuí para o mundo e celebrar a vida e a união dos povos. Na foto acima, o evento presencial do ano passado.

Um dos eventos virtuais será o webinar “Etnia Árabe – A Imigração e a Emigração Árabe-Brasileira”, na próxima terça-feira (13) às 19 horas. A diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Silvia Antibas, contemplada com o Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe 2019, falará sobre a história da imigração árabe no Brasil e os trabalhos do setor cultural da Câmara Árabe.

“Vou falar um pouco sobre a imigração árabe no Brasil, fazer um apanhado histórico curto – cada participante terá dez minutos para falar – e também vou contar sobre as ações da Câmara Árabe na cultura, com exposições e mostras de cinema, e do nosso objetivo de divulgar a cultura árabe não só tradicional, mas contemporânea, e mostrar como a cultura ajuda a dialogar, a respeitar o outro, o que auxilia inclusive nos negócios”, disse Antibas.

A diretora da H2R Pesquisas Avançadas, Alessandra Frisso, falará sobre a pesquisa “A Comunidade Árabe no Brasil: identidade, influência, contribuição e liderança”, encomendada pela Câmara Árabe. O professor doutor Júlio Cesar Bittencourt Francisco, doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), professor do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autor do livro “Dos Cedros aos Pampas” falará sobre os árabes no Rio Grande do Sul. E por vídeo, participam palestinos, libaneses e imigrantes do grupo Amizade-Brasil, no Líbano com seus depoimentos.

O evento é gratuito e para participar basta acessar o canal da Ueti no Youtube. Confira a programação completa no site do evento.

A programação da Fenadi contará ainda com salas virtuais e atrações off-line, como o Drive-in e o Festival Gastronômico. O evento terá um talk show diário com duas horas de duração, mais uma hora de reprises de momentos importantes da história dos 33 anos da Fenadi. Durante a semana do evento também estão previstas atrações simultâneas separadas em dez salas transmitidas pelo Youtube, algumas ao vivo e outras com conteúdo gravado.

De acordo com o presidente da Ueti, Nelson Casarin, o formato virtual possibilita um maior público no evento. “Essa é uma das coisas mais acertadas que estamos fazendo, porque estamos levando nosso grande evento, nosso grande diferencial não só para o estado, mas para o mundo, porque o virtual nos proporciona isso”, disse em nota.

Serviço

Webinar “Etnia Árabe – A Imigração e a Emigração Árabe-Brasileira”
13 de outubro às 19 horas
Programação completa da Fenadi
Assista aqui

Divulgação

Publicações relacionadas