São Paulo – A imigração árabe no Brasil será tema de uma palestra durante o seminário “A Cultura Árabe na América Latina”, neste domingo (13) em Amã, capital da Jordânia. O encontro ocorre no Museu da Jordânia (foto acima) e quem falará sobre a presença árabe no Brasil será o escritor e pesquisador brasileiro Roberto Khatlab, que vive no Líbano.
Khatlab, que é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, foi convidado para fazer a palestra pela Embaixada do Brasil em Amã. O brasileiro tem livros publicados em português, francês, inglês, espanhol e árabe, com temas variados, entre eles a imigração árabe e libanesa no Brasil.
O seminário no Líbano acontece sob o patrocínio do príncipe jordaniano Hassan bin Talal, com promoção do Instituto Real de Estudos Inter-religiosos, a Embaixada da Espanha na Jordânia e o Instituto Cervantes de Amã, em colaboração com o Museu da Jordânia e o Fórum do Pensamento Árabe. Entre os apoiadores está a embaixada do Brasil na Jordânia.
Além de Khatlab, falarão o professor espanhol Rafael López Guzmán, que fará a palestra “Al-Andalus na América: do Mudéjar ao Neoárabe”, e a jordaniana Hind Al Shaer, com a palestra “Os imigrantes jordanianos na América Latina”. A palestra de Khatlab será “As contribuições da Mahjar (imigração) árabe no Brasil” e está prevista para 12h30.
Abrirão o evento o diretor geral do Museu da Jordânia, Ihab Amarin, a embaixadora da Espanha na Jordânia, Aránzazu Bañón Dávalos, e o embaixador do Brasil na Jordânia, Francisco Carlos Soares Luz. O seminário começa 10h30 e vai até o começo da tarde. O moderador será Salah Jarrar e as apresentações serão feitas em árabe e espanhol, com interpretação simultânea.
Mais informações:
Museu da Jordânia
+962 6 462 9317