São Paulo – Está em processo de produção nas paredes externas da sede do Lar Sírio Pró-Infância, na capital paulista, um mural artístico que vai retratar a imigração síria no Brasil e a transformação proporcionada pela instituição às famílias que atende. Criada por imigrantes sírios, o Lar Sírio recebe crianças e adolescentes em projetos socioeducacionais de arte, cultura, musicalidade, esportes, informática, civilidade, convivência, apoio à profissionalização, entre outras áreas.
A obra de arte em desenvolvimento tem como proposta ser um marco turístico. De acordo com informações divulgadas pelo Lar Sírio, seis renomados artistas urbanos fazem o trabalho na rua Cantagalo, em mais de 700 metros quadrados: Agatha De Faveri, Apolo Torres, Atual Art, Clara Leff, Guilherme Asthma e Pardal. O hub global de inovação artística e criatividade Dionisio.AG lidera a execução do mural de arte e é responsável pela curadoria dos profissionais, logística e produção executiva.
Segundo as informações do Lar Sírio, cada artista contribuiu com seu estilo único para compor uma narrativa visual que conecta o passado, o presente e o futuro da instituição. A obra traça uma linha do tempo, com a história dos fundadores, os navios que trouxeram os imigrantes ao Brasil, até o momento atual da instituição, com as diversas atividades oferecidas para as crianças e os jovens.
Os pequenos que frequentam a instituição também foram envolvidos no projeto e realizaram duas atividades artísticas ministradas pelo artista Tché em parceria com a Dionisio.AG. Eles conheceram um pouco mais sobre arte em um passeio imersivo pela cidade de São Paulo e depois colocaram a experiência em prática, pintando e desenhando juntos em uma enorme tela com tinta e spray.
Lar Sírio Pró-Infância
O Lar Sírio foi fundado em 1923 e se dedica à proteção e ao desenvolvimento de crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias. “O mural que nós estamos fazendo no Lar Sírio vem de uma ideia que surgiu há mais de dez anos atrás, de conseguir grafitar e criar um marco turístico da cidade de São Paulo, no bairro do Tatuapé, fortalecendo nosso desejo de consolidar um Centro Cultural em nosso entorno. E o projeto vem para celebrar os 102 anos de existência do Lar Sírio, que completaremos em 2025”, disse o presidente do Lar Sírio Pró-Infância, Sergio Stephano Chohfi Filho, em material divulgado.
A inauguração do mural vai ocorrer no dia 22 de fevereiro, a partir das 12 horas, em um evento aberto para o público e com apresentações artísticas. A obra fica entre a rua Apucarana e Itapura da rua Cantagalo no Tatuapé, na zona Leste de São Paulo. O Lar Sírio Pró-Infância é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos, que atende majoritariamente a população do extremo leste da capital paulista.
Leia também:
Lar Sírio se torna referência em métrica do terceiro setor