São Paulo – Estão abertas até o próximo dia 20 de abril as inscrições para o curso gratuito de português para imigrantes oferecido pela Prefeitura de São Paulo em escolas da rede municipal de ensino. Qualquer pessoa de outra nacionalidade pode participar do curso, independentemente da situação migratória ou do documento apresentado – pode ser até uma carteira de identidade ou qualquer outro emitido no país de origem.
Chamada de Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes, a iniciativa tem como objetivo principal ensinar o português a estrangeiros que residem em São Paulo ou cidades próximas – não há impedimento à participação de imigrantes que residem em municípios vizinhos. O curso ainda propicia a inserção no mercado formal de trabalho e promove a regularização migratória.
Os alunos podem se inscrever nos módulos Básico, para recém-chegados sem conhecimento da língua portuguesa, Intermediário e Avançado. A prefeitura concede um diploma de conclusão de curso para os alunos que compareçam a pelo menos 75% das aulas durante o semestre.
A data de início das aulas e o cronograma deverão ser confirmados e divulgados em breve e os professores são da rede municipal de ensino, devidamente capacitados.
As inscrições podem ser feitas na secretaria da escola onde o imigrante pretende frequentar as aulas. Há unidades nas zona norte, leste e sul. A ficha de inscrição pode ser acessada aqui e, caso não tenha comprovante de residência, o aluno pode fazer uma declaração de residência.
Serviço
Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes
Inscrições até o dia 20 de abril
Mais informações clicando aqui.