São Paulo – As importações brasileiras de produtos químicos somaram 1,9 milhão de toneladas em janeiro, um aumento de 23,4% em relação a dezembro e de 66,4% em comparação com janeiro de 2009, segundo dados divulgados hoje (18) pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).
O valor das compras foi de US$ 2,2 bilhões. Houve uma redução de 4,7% sobre dezembro, mas um crescimento de 11,3% frente a janeiro do ano passado. Os itens mais importados foram insumos para a produção de fertilizantes e resinas termoplásticas.
Já os embarques de produtos químicos brasileiros renderam US$ 991 milhões no mês passado. Ocorreu uma queda de 6,7% em relação a dezembro, mas um avanço de 61,2% sobre janeiro de 2009. Foram exportadas 997,2 mil toneladas, 0,5% a menos do que em dezembro e 46,3% a mais do que em janeiro do ano passado, sempre de acordo com a Abiquim.

