São Paulo – As importações brasileiras de calçados cresceram 58,1% entre janeiro e julho deste sobre o mesmo período de 2007. O mercado brasileiro comprou no exterior 15,1 milhões de pares de calçados nos sete primeiros meses de 2007 e 23,9 milhões em iguais meses deste ano. Em valores, as compras de calçados de outros países atingiram US$ 175,9 milhões contra US$ 110,2 milhões em 2007, com alta de 59%.
Houve também aumento do preço médio do calçados importado pelo Brasil, que passou de US$ 7,27 de janeiro a julho de 2007 para US$ 7,34 no mesmo período deste ano. Os principais fornecedores internacionais de calçados para o mercado brasileiro foram China e Vietnã. Das fábrica chinesas chegaram ao país 20,8 milhões de pares e do Vietnã foram comprados 1,7 milhão de pares.
As exportações brasileiras do setor cresceram no período, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). De janeiro a julho deste ano as indústrias brasileiras de calçados faturaram US$ 1,144 bilhão com exportações. No mesmo período do ano passado, as exportações somaram US$ 1,117 bilhão. O preço médio do sapato aumentou 3%, para US$ 11,08.
Alguns países, no entanto, tiveram acréscimo nos pedidos feitos ao Brasil. A vizinha Argentina passou de 6,1 milhões de pares para 7,1 milhões de pares. A Itália passou dos 4,2 milhões de pares adquiridos no ano passado para 5,1 milhões e a Venezuela aumentou a demanda de 5 milhões de pares para 5,4 milhões de pares.
O estado de São Paulo foi o que mais perdeu embarques de janeiro a julho deste ano, tanto em volume físico quanto em receita. Em 2008, os paulistas comercializaram 6,7 milhões de pares no exterior contra 9,5 milhões de pares em 2007, com redução de 28,7%. A receita ficou em US$ 111,6 milhões contra US$ 116,6 milhões no ano passado, queda de 4,3%.