Agência Brasil
Rio – A indústria brasileira cresceu 0,5% em junho em comparação com maio e atingiu o maior nível de produção desde o inicio dos anos 70, quando começou a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho do ano passado o crescimento foi de 13%, a maior variação desde fevereiro de 2000. No semestre, a produção nacional acumula alta de 7,7%, conforme divulgou o IBGE.
Segundo o instituto, os resultados confirmam a sustentação do ritmo de crescimento da atividade. De maio para junho, 13 dos 23 ramos industriais se expandiram, com destaque para as industrias têxtil (4,7%), de máquinas e equipamentos (2,3%), perfumaria (7,6%) e veículos automotores (1,3%).
A pesquisa mostra que os setor industrial como um todo cresceu ao logo dos últimos quatro meses e acumulou entre fevereiro e junho deste ano a taxa de 5,4%. Grande parte do desempenho se deve aos bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos), com alta de 13,1% do período, e bens de capital (máquinas e equipamentos), com alta de 9,7%.