São Paulo – A Lemnos Metais anunciou a implantação de uma fábrica para transformação de resíduos recicláveis de alumínio, cobre e plástico em Minas Gerais, segundo notícia do site do governo do estado. A empresa pretende abrir a unidade no município de Sarzedo até agosto de 2012. As obras começam em agosto deste ano.
O projeto deve ter investimentos de R$ 32,9 milhões e gerar 193 empregos diretos, além de 3.860 indiretos. A empresa tem sede em Três Rios, município do estado do Rio de Janeiro, onde tem capacidade de 1.500 toneladas mensais. Na matriz ela opera com beneficiamento de ligas de alumínio, a partir da reciclagem.
O investimento em Minas Gerais deve aproveitar a matéria-prima local. “Queremos aproveitar a matéria-prima existente na região de Belo Horizonte e fazer com que o estado deixe de ser um exportador para ser um explorador de sucata”, disse o diretor da empresa, Lucas Nercessian, durante encontro no governo do estado.
A Lemnos foi criada em 2009 e começou a produzir no segundo trimestre de 2010. No primeiro trimestre do ano passado ela fabricou, em média, 600 toneladas de liga de alumínio ao mês, e no final do ano passado atingiu sua capacidade plena. A empresa tem 60 fornecedores de matéria-prima.