Isaura Daniel
São Paulo – A Carci, indústria paulista especializada na fabricação de equipamentos para fisioterapia e reabilitação física, vai fazer a sua primeira entrega na Arábia Saudita em janeiro. A empresa já vende para Egito, Marrocos, Palestina, Jordânia e Tunísia, mas quer ampliar sua presença no mercado árabe em 2005. "Vamos tentar também abrir o mercado da Líbia e do Iraque", diz o sócio diretor da empresa, Orlando de Carvalho.
Os produtos exportados pela Carci para os países árabes são equipamentos de eletroterapia, como aparelhos de ultra-som e de ondas curtas, utilizados para acelerar a cura, e também de mecanoterapia, para exercícios de recuperação. A Carci fabrica e vende equipamentos voltados para diversas áreas médicas, como cardiologia, ortopedia, reumatologia e pneumologia.
A empresa não divulga o faturamento ou volume de produção, mas, de acordo com o sócio diretor, os equipamentos de eletroterapia, que respondem por 15% a 17% do faturamento da fábrica, têm uma produção média de 300 unidades ao mês.
Além de uma sede administrativa na cidade de São Paulo, a Carci possui uma fábrica no bairro paulistano de Americanópolis, onde são produzidas as peças de eletrônica e aço inoxidável, uma divisão de marcenaria, em Indaiatuba no interior do estado, e duas divisões de mecanoterapia e cadeiras de rodas, em Boituva, também no interior paulista.
Além da fabricação própria, a Carci também representa marcas estrangeiras, como a holandesa Enraf Nonius, fabricante de produtos de eletroterapia, a norte-americana Biodex, de aparelhos de avaliação e reabilitação, a norte-americana Neurocom, de reabilitação, e a francesa Guy Capron, fabricante de palmilhas especiais. "Estabelecemos as parcerias para oferecer aos clientes o pacote fechado, com a gama completa de produtos na área de reabilitação", diz Carvalho.
Carci no mundo
Do total de produtos fabricados pela Carci, 15% é exportado. A empresa abriu as portas em 1966 e realizou a primeira exportação ainda em 1974, ao Serviço Nacional de Saúde do Chile. "Depois vendemos também para a Bolívia e o Paraguai em pequena escala", lembra Carvalho. A atuação mais regular no comércio internacional, porém, começou na década de 1980. Hoje a Carci exporta para cerca de 20 países. Os principais compradores são Portugal e Grécia.
A maioria dos contatos para as vendas internacionais ocorre na Feira Médica, em Düsseldorf, na Alemanha, da qual a empresa participa há oito anos. "Foi na feira que tivemos oportunidade de entrar em contato e começar a vender para os árabes", conta Carvalho. Em 2003 um representante da Carci participou da Arab Health, feira de produtos médicos e hospitalares que ocorre anualmente nos Emirados Árabes Unidos. A Carci foi à mostra em parceria com outras empresas associadas à entidade que representa o setor, a Associação Brasileira da Indústria Médico-Odontológica (Abimo).
Em 2006 a Carci pretende voltar a participar da feira para buscar novos negócios nos países árabes. "Estamos apenas iniciando o trabalho nos países árabes", afirma Carvalho. Ele acredita que o mercado do Oriente Médio e Norte da África tem um bom potencial de compra para os produtos que a Carci fabrica. A empresa já tem um representante no Egito, mas em 2005 vai buscar estabelecer representações também em outros países árabes para ampliar as vendas.
A Carci é uma indústria familiar. Atualmente a segunda e a terceira geração estão na administração da empresa, que foi fundada por Ivo de Carvalho.
Contato:
www.carci.com.br
Tel.: +55 (11) 3346-2100