Da Agência Brasil
Rio – O Estado do Amazonas foi o principal destaque da produção industrial brasileira nos primeiros cinco meses do ano, frente a igual período do ano passado. Enquanto a indústria nacional se expandiu 7,8%, de janeiro a maio, a amazonense cresceu no período 16,7%, mantendo assim a liderança que já havia obtido no mês de abril.
São Paulo, o principal parque fabril nacional, também manteve o segundo lugar com crescimento expressivo, fechando os cinco primeiros meses de 2004 com crescimento acumulado de 9,3%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, os resultados significativos destes dois estados estão sendo sustentados pelos setores de material eletrônico e comunicações (televisores e celulares) e veículos automotores (automóveis e caminhões).
Ainda no resultado acumulado do ano, mas com expansões abaixo da média nacional, aparecem: Paraná (6,4%); Santa Catarina (6,3%); Pará (5,7%); Pernambuco (5,5%); Goiás (5,1%); região Nordeste (como um todo cresceu 3,8%), Rio Grande do Sul (3,7%); Espírito Santo (2,9%); Ceará (2,5%); e Minas Gerais (1,4%).
Única exceção, o Rio de Janeiro fechou o período janeiro a maio com queda de 0,7%. O resultado, porém, é superior aos 1,2% da retração acumulada até abril. O comportamento negativo da indústria fluminense é conseqüência do desempenho negativo da indústria extrativa, em face das paradas programadas para manutenção de plataformas de extração de petróleo.