São Paulo – Em abril, o site da ANBA ultrapassou a barreira dos 800 mil acessos ao receber 861,2 mil visitas, para 707,9 mil registradas em março. Assim, no primeiro quadrimestre deste ano, 2,6 milhões de pessoas acessaram o site, que se tornou referência na internet brasileira quando o assunto são as relações comerciais e culturais entre o Brasil e os países árabes.
De acordo com o vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, a audiência da agência cresce sobretudo por dois motivos: o maior interesse pelos países árabes no Brasil e o próprio dinamismo do site, com reportagens em tempo real no ar ao longo de todo o dia. “Entregamos ao leitor aquilo que ele quer”, afirma. “A ANBA aproxima o Brasil e os países árabes através da informação”, explica ele.
Outros fatores que ajudaram a ANBA a elevar sua audiência foram a cobertura de missões comerciais de empresários brasileiros nos 22 países árabes, além do registro da vinda de empreendedores árabes para cá. Isso além da divulgação de todas as reportagens produzidas no Twitter. “O sucesso da agência se deve sobretudo à prática do bom jornalismo, sendo esse resultado de um trabalho de equipe”, explica o editor-chefe da ANBA, Joel Santos Guimarães. “A ANBA não tem estrelas, tem repórteres de olho nas notícias e na estrada”, afirma Guimarães.
"Acompanho a Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) desde o início e fico muito feliz ao ver a constante evolução da qualidade do jornalismo que pratica",diz o editor executivo do jornal Brasil Econômico, Gabriel Salles, ao comentar o aumento da audiência da agência.
Ele observa que a ANBA,embora voltada para temas econômicos, vem aumentando a diversidade dos assuntos divulgados, colocando em destaque o bom relacionamento do Brasil com a comunidade de países árabes, e as enormes oportunidades a serem exploradas em praticamente todos os campos.
Para Sales, chama a atenção também a leveza da apresentação visual do site, que consegue conciliar simplicidade com criatividade. "Nesse momento em que tanto se fala da importância que o Brasil passa a ter na comunidade internacional, como um dos líderes entre os emergentes, é imprescindível que tenhamos veículos com a qualidade e o profissionalismo da ANBA para que os brasileiros não tenham mais uma vez frustrado o sonho de construir um país soberano, justo e amigo de todos os povos", afirma.
A ANBA é formada por uma equipe de oito jornalistas e dois tradutores e já recebeu dez importantes prêmios de jornalismo no Brasil, sempre na categoria internet. O último deles foi o Prêmio Mapa de Jornalismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em março. Desde a sua criação, em 2003, a agência é coordenada pela Meios Agência de Comunicação.
A ANBA conta ainda com uma correspondente no Egito, outra na Itália, uma rede de colaboradores em todo território nacional e parcerias firmadas com sete agências de notícias nos países do Oriente Médio. Algumas delas, inclusive, reproduzem o material da agência, como foi o caso da Emirates News Agency, dos Emirados, que publicou reportagem da ANBA sobre a homenagem prestada ao presidente Lula pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira no dia 25 de Março, em São Paulo.