Dubai – A Somália colocou como metas melhorar a infraestrutura do país em setores como agricultura e energético. Os objetivos estão sendo expostos no pavilhão do país africano durante a Expo 2020 Dubai. A exposição universal acontece nos Emirados Árabes Unidos e segue até o final deste mês. O espaço do país, que também é árabe, está localizado no Distrito da Oportunidade.
Com o tema “Conectando pessoas, criando oportunidades”, a Somália trouxe para o evento destaques como a agricultura, setor determinante no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Já a pesca também foi destacada por seu futuro promissor. O volume produzido com a pesca saltou de 30 mil toneladas em 1994 para 200 mil toneladas ao ano atualmente.
Leia também:
- Iêmen traz mel e história milenar para Expo 2020
- Do Pará para Dubai, brasileiros mostram as origens do açaí
O país também está mostrando aos visitantes o potencial em setores ligados a energia, como o de gás e petróleo, além de seu interesse em receber investimentos em energias limpas.
Economia azul
Entre as estratégias destacadas pelo país africano rumo ao desenvolvimento, está trabalhar a chamada economia azul. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a economia azul busca desenvolver agendas que incluam simultaneamente a saúde dos oceanos e o crescimento econômico, sem deixar de lado princípios de equidade e inclusão social. A Somália tem grande extensão litorânea e é banhada pelo Oceânico Índico e, ao norte, pelo Golfo de Áden.
Ancestralidade
Além de mostrar suas metas para o futuro, a Somália também trouxe registros históricos para seu espaço na Expo 2020. Por sua costa, o país se conectou e recebeu diferentes navegadores e exploradores ao longo dos anos. Um dos destacados na exposição foi Ibn Battuta, conhecido estudioso e viajante marroquino, e Zheng He, almirante chinês. Ambos deixaram registros de suas passagens pelas terras onde hoje é a Somália e contribuíram para documentar a história do país.
Ao final da exposição, o visitante ainda encontra diferentes itens produzidos na Somália. Entre os produtos à venda há joias feitas com pedras como a alexandrite e a ágata, além de cosméticos somalis como cremes e perfumes.