São Paulo – Empresas brasileiras de alimentos e bebidas que aderirem ao Projeto Halal do Brasil poderão participar, ainda este ano, de feiras e missões empresariais em diversos países como África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Malásia e Indonésia. A programação até dezembro já tem inscrições abertas e foi divulgada nesta terça-feira (04) em webinar voltado a empresários.
A gerente de Projetos de Internacionalização da Câmara Árabe, Fernanda Dantas, apresentou o calendário de eventos para os próximos meses, que é parte do Halal do Brasil. O projeto é realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o objetivo de inserir 500 empresas do País no mercado internacional de produtos halal.
A feira Mihas, na Malásia (foto acima), acontece de 11 a 15 de setembro. A Malásia é considerada a maior economia halal de alimentos e bebidas e o terceiro maior importador mundial de alimentos halal. O projeto contará com estande coletivo na Mihas, a principal feira multissetorial da região, com o suporte da Câmara Árabe e agenda paralela para ajudar a acessar o mercado. A feira existe desde 2004 e vem se tornando um importante hub de negócios halal. No ano passado, o evento gerou US$ 513 milhões em negócios. “Enxergamos esse mercado com muito potencial para sucos e bebidas”, disse Fernanda.
A missão comercial para a África do Sul acontece de 08 a 17 de novembro e passará por Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo. Esse é um dos mais importantes mercados halal do mundo, com alto consumo de alimentos produzidos com esse perfil. A África do Sul é a segunda maior economia do continente africano, e 40% dos produtos consumidos têm a certificação halal no país.
Serão realizadas visitas a supermercados, empresas, fábricas e distribuidores; reuniões b2b com compradores, rodadas de negócios e a participação na feira Halal Trade Africa. A cidade de Durban concentra a maior população muçulmana do país. Há opção de uma programação reduzida a Joanesburgo e Durban.
De 08 a 15 de novembro, o projeto também fará missão a Jacarta, na Indonésia, com estande coletivo na SIAL Jacarta e programação de imersão no mercado indonésio. O país reúne a maior população islâmica do mundo, é a 16ª economia global, e o segundo maior importador de alimentos halal. A população é jovem e há grande demanda por produtos premium.
A feira SIAL Jacarta vai de 08 a 11 de novembro e é o principal evento da região. A última edição contou com 1.500 expositores de 30 países e mais de 85 mil visitantes de 62 países. Haverá agenda paralela com autoridades locais e visitas direcionadas.
Antes do ano terminar, ainda há outros dois eventos. Um deles é a missão para a Arábia Saudita com participação na feira Saudi Halal Expo, em Riad, que ocorre de 19 a 21 de novembro. A feira multissetorial tem foco em inovação e sustentabilidade, e o projeto terá um estande no evento, além de reuniões b2b e visitas. O país árabe é o maior importador mundial de alimentos halal.
A missão comercial ao Egito fecha o ano de 2023, com programação de 12 a 14 de dezembro, quando ocorre a feira Food Africa, no Cairo. O governo brasileiro participa com estande. O Egito é o segundo maior importador árabe de alimentos e bebidas do Brasil. A missão será uma oportunidade de imersão no mercado, contato com compradores, distribuidores e agendas personalizadas de acordo com cada empresa, além da visitação à feira.
O mercado halal é aquele em que os produtos são próprios para o consumo de muçulmanos, produzidos segundo pede a religião islâmica. A Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) é composta por 57 países que, somados, formam um mercado de cerca de 2 bilhões de habitantes, com previsão de crescimento acima da média mundial. “O PIB desses 57 países alcança US$ 6,5 trilhões, e só o mercado de alimentos e bebidas em 2021 totalizou US$ 1,260 trilhão. Há um potencial enorme de crescimento para os produtos do Brasil”, afirmou o embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara Árabe, no evento. A esse grande mercado, o Brasil vendeu US$ 23 bilhões em 2021.
Além dos eventos no exterior, a Câmara Árabe irá organizar a 2ª edição do Global Halal Business Forum (GHB), em 23 e 24 de outubro, em São Paulo. Nos dias 25 e 26 de outubro haverá ainda o projeto comprador, que pretende trazer 15 compradores internacionais.
A empresa que tiver interesse em participar de um ou mais eventos deve realizar a adesão ao projeto Halal do Brasil, possuir certificação halal ou ter interesse na obtenção, ser exportadora ou ter interesse na exportação. Para saber o valor do investimento de cada evento e obter mais informações sobre o projeto, fale com a equipe comercial da Câmara Árabe pelo e-mail comercial@ccab.org.br e entre no site do projeto.
Participaram do webinar pela Câmara Árabe também a diretora de Marketing e Conteúdo, Silvana Gomes, o assessor de Projetos Estratégicos, Estevão Carvalho, e a analista de Projetos de Internacionalização, Mariana Nunes Santos.
Assista o webinar abaixo ou pelo Youtube:
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