Geovana Pagel
São Paulo – A internet se tornou uma ferramenta importante para o exportador brasileiro. Pequenas, médias e grandes empresas do país estão chegando ao mercado internacional com a ajuda da rede mundial de computadores. Além de servir de vitrine para os produtos, a web funciona como um canal de pesquisa sobre os mercados mais distantes.
Na empresa Brazilian Bikinis, representante de três marcas de biquínis brasileiros no exterior, a internet é o principal canal de exportação. "100% das vendas são feitas pela internet", conta o proprietário, Thales Panagides, que recebe pedidos dos Estados Unidos, Europa e Austrália. A empresa, de Fortaleza, foi criada em março deste ano e desde lá já fechou milhares de vendas pela rede.
Especialistas garantem que com um site bem feito, funcional, rápido, com opções de navegação em vários idiomas, é possível exportar para europeus, americanos, asiáticos, africanos e árabes.
Na opinião do consultor em comércio exterior do Sebrae, Jaime Kochi, a internet é o meio mais fácil de uma empresa, principalmente de pequeno porte, exportar. Mas ele recomenda que se faça um estudo detalhado do mercado a ser atingido. "É preciso conhecer bem o cliente lá fora e adequar o site ao perfil dele. É importante também que o site esteja traduzido no idioma do país comprador", ressalta.
Segundo Kochi, também é muito importante oferecer segurança no momento da compra, além de responder as mensagens, as dúvidas e os pedidos dos clientes. O proprietário da Brazilian Bikinis diz que, em função do contato ser via web, é fundamental mandar todas as informações detalhadas e com muitas fotos dos produtos para os potenciais clientes. "E também enviar amostras, se necessário", explica.
Panagides garante que é possível diminuir muito os custos da exportação com o uso da rede. "O custo de se comunicar com o mundo diminuiu muito com a internet", ressalta. Se pode economizar, por exemplo, com viagens e ligações telefônicas.
Para reduzir o custo das ligações internacionais, o empresário da Brazilian Bikinis utiliza um serviço de viva voz na internet. "Para falar com um cliente da Austrália durante 30 minutos pelo novo sistema gasto apenas R$ 2. Se fosse uma ligação internacional gastaria no mínimo R$ 30".
Além de representar as três marcas no exterior, Panagides também presta consultoria para empresários interessados em conhecer melhor a utilização da internet como ferramenta de vendas.
Baixo custo
O empresário Eduardo Marzano, fabricante de semicondutores para a indústria automobilística, encontrou na reformulação do site uma maneira de ganhar novos mercados. Com R$ 4 mil o empresário atualizou o portal da empresa, a Aegis Semicondutores, e as vendas aumentaram cerca de 40 % em três meses.
"Nosso antigo site era mal estruturado e incompleto. Na versão reformulada ele ficou mais bonito e dinâmico e os produtos passaram a ser apresentados de forma direta e com muitas fotos", conta Marzano.
Graças ao novo site os acessos aumentaram cerca de 60% e surgiram bons negócios com empresas da Bélgica, Itália, Alemanha, Austrália e Estados Unidos. O empresário também cadastrou a página em sites gratuitos de busca. Por mês, a página recebe, em média, 3.500 acessos. Pelo menos a metade dessas visitas acabam em vendas.
"O site é o nosso principal cartão de visitas. E tem comprovado que é uma forma eficiente das empresas do exterior enxergarem a minha empresa", comemora. A Aegis tem sede em São Paulo.
Os sites gratuitos de busca, utilizados por Marzano, podem ser uma boa opção de divulgação da empresa.
Portal do exportador
O Portal do Exportador, site criado há três anos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) também facilita a vida do exportador brasileiro. O objetivo do portal é oferecer aos empresários, de forma simples e direta, as informações básicas sobre exportação. O futuro exportador fica conhecendo os principais termos, mecanismos, legislação, eventos e atividades que possam ajudá-lo no alcance de novos mercados.
Em novembro o site registrou 39,8 mil acessos. Este número representa um aumento de 17,22% em relação ao mesmo mês ano passado.
O Portal do Exportador é composto por dois ambientes. O primeiro contém informações sobre procedimentos, instituições e links relacionados ao processo de exportação. O segundo traz o programa "Aprendendo a Exportar", destinado a explicar, de forma didática, o passo a passo para o exportador levar o seu produto para o mercado internacional.
Também por meio do site as 18 mil empresas exportadoras do país podem fazer registro obrigatório das vendas externas no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), da Receita Federal.
Sites úteis para o exportador:
www.portaldoexportador.gov.br
www.braziltradenet.gov.br
www.bancocentral.gov.br
www.barreirastecnicas.com.br
www.correios.com.br/exportafacil
www.sebrae.com.br
Quem não domina línguas estrangeiras pode acessar os sites que fazem tradução automática de documentos como o www.freetranslation.com.
Contato
Brazilian Bikinis
Site: www.brazilian-bikinis.net
E-mail: thales@brazilian-bikinis.net
Aegis Semicondutores
Site: www.aegis.com.br
E-mail:vendas@aegis.com.br