Da redação*
São Paulo – O Marrocos atraiu US$ 2,5 bilhões em investimento estrangeiro direto (IED) até o final de outubro de 2006, segundo informou o ministro da Economia, Rachid Talbi El Alami. Segundo a agência de notícias marroquina Maghreb Árabe Presse, durante um workshop sobre a política de investimento do Marrocos, El Alami declarou que seu país iniciou na última década grandes ajustes macroeconômicos e reformas estruturais para criar um ambiente favorável aos investimentos.
Conforme os dados apresentados, o Marrocos recebeu este ano mais investimento do que a Argélia, Egito e Tunísia e recebeu o quarto maior volume de IED da África. Segundo El Alami, a Europa é o principal investidor no Marrocos (responsável por 89% dos IED). Os recursos provenientes dos Estados Unidos alcançaram 4% e outros países foram responsáveis pelos 7% restantes.
Dados apresentados pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) mostram que 43,7% do IED que entrou no Marrocos foi aplicado no setor de telecomunicações, enquanto indústrias, imóveis e turismo atraíram respectivamente 26,6%, 9,1% e 5,4% do capital estrangeiro.
*Tradução de Mark Ament