São Paulo – Investimentos em logística e tecnologia em processos de comércio exterior deverão levar a uma ampliação das trocas comerciais nos próximos anos. No painel “Parcerias estratégicas: Brasil e países islâmicos: casos de sucesso e oportunidades” realizado no Global Halal Brazil Business Forum (GHB), representantes do governo da Jordânia e do setor privado apresentaram ações para promover o aumento do comércio entre Brasil e países árabes. O GHB é realizado em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora, em São Paulo.

CEO da DP World no Brasil, um dos maiores movimentadores de carga do mundo, com sede nos Emirados Árabes Unidos, Fabio Medrano Siccherino, afirmou que a empresa está ampliando sua capacidade de movimentação de cargas no Porto de Santos, de 1,7 milhão para 2,2 milhões de TEUs (medida equivalente a contêiner de 20 pés) por ano. Um dos objetivos, disse, é permitir que o terminal da empresa possa contribuir para que o Porto de Santos se torne mais atrativo e competitivo para os países islâmicos.
CFO da Acelen Renewables, Marcelo Franca Nogueira apresentou os planos da empresa, que foi criada pelo fundo soberano dos Emirados, Mubadala Capital. A empresa aposta no plantio de macaúba em áreas de pastagens degradadas para produzir o combustível sustentável de aviação (SAF). A lavoura de macaúba, disse, tem rendimento superior ao da lavoura de soja e o custo de produção é competitivo em relação ao barril de petróleo.

Moderado pelo secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy, o painel apresentou também investimentos em infraestrutura digital. O diretor-geral da Aduana da Jordânia, Ahmad Mohammad Al Akaleek, afirmou que a instituição está investindo em tecnologias para tornar os processos de exportação mais ágeis e transparentes.
A Aduana da Jordânia tem parceria com a Câmara Árabe. Por meio da plataforma Ellos, a emissão dos documentos que certificam a origem dos produtos é totalmente digital, o que reduz burocracias e elimina o uso de papel.

O fórum é promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Fambras Halal Certificadora. O GHB tem como patrocinadores MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, com catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread. São parceiros estratégicos Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS). Também há apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes (UAC).
Leia também:
Turismo halal: experiências sustentáveis


