São Paulo – A produção industrial brasileira deve crescer 0,3% em junho em relação ao mês de maio. O dado é uma estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o destaque deverá ser, de acordo com o organismo, a produção de autoveículos. Ela deve aumentar 2,9% sobre maio, apesar de uma queda de 8,2% sobre junho de 2008.
A indústria automobilística brasileira vem mantendo bom desempenho nas vendas. Em junho, a comercialização de veículos no mercado brasileiro somou 300.174 unidades, maior 21,54% do que maio e 17,23% do que junho de 2008. O movimento reflete a recuperação dos níveis de crédito para pessoa física.
A produção industrial geral dos cinco primeiros meses deste ano foi 13,9% menor do que a do mesmo período de 2008 em função da crise internacional e do ciclo de estoques. Na comparação de junho deste ano – segundo previsão – com o mesmo mês do ano passado, deve haver um recuo de 11,8% na produção industrial brasileira.
O Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal (PIM) é composto de quatro indicadores coincidentes usados no modelo de previsão da produção física da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas; produção de autoveículos; produção de papelão; e carga de energia.
A produção de papelão também cresceu em junho sobre maio. O fluxo de veículos pesados em rodovias, no entanto, recuou 1,2%. O Ipea é uma fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.