São Paulo – O Iraque assinou contrato para desenvolver o campo de gás de Mansouriya, no qual serão explorados inicialmente 300 metros cúbicos por dia, de acordo com publicação da agência de notícias estatal Iraq News Agency (INA) nesta quinta-feira (31), citando o anúncio feito pelo vice-primeiro-ministro para Assuntos de Energia e ministro do Petróleo do Iraque, Hayan Abdul-Ghani Al-Sawad.
O acordo foi assinado com o consórcio formado pela asiática Jera e a Petro Iraq. O campo fica na província de Diyala. Segundo o ministro Al-Sawad, o campo de Mansouriya é um promissor em produção de gás e contribuirá para atender às necessidades do país. Ele disse que outros contratos, em novas rodadas de licenciamentos, permitirão ao Iraque produzir mais 850 metros cúbicos de gás e 750 mil barris de petróleo.
O Iraque é um grande produtor e exportador de petróleo. Segundo notícia publicada na última semana pela Iraq News Agency, o país exportou em setembro 99,3 milhões de barris de petróleo bruto. Do total, 306,7 mil barris foram enviados à Jordânia. A estatística foi emitida pela Iraqi Oil Marketing Company (Somo).
Leia também:
Brasil dobra venda de carne de frango ao Iraque