São Paulo – O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu autorizar a participação do Iraque nas Olimpíadas de Pequim, que começam no dia 08. De acordo com informações da entidade, o governo iraquiano e o COI chegaram a um acordo ontem (29) que abre caminho para que atletas do país árabes participem dos Jogos.
Na semana passada, o COI havia excluído o Iraque das competições sob a acusação de interferência indevida do governo local no Comitê Olímpico Iraquiano. Segundo a organização, em maio deste ano o governo do país substituiu o conselho independente por um controlado pelo estado, o que viola as regras dos Jogos.
Em resposta o COI suspendeu o comitê do Iraque no dia 04 deste mês, sendo que não houve solução para o impasse até o dia 23, prazo final para a inscrição dos atletas para as Olimpíadas, exceto para as modalidades de atletismo. Como resultado, cinco vagas reservadas para competidores do país foram redistribuídas para outras delegações.
O Comitê Internacional informa, no entanto, que dois iraquianos poderão participar dos Jogos. Inicialmente o país pretendia ser representado por sete atletas que competiriam no judô, atletismo, tiro com arco, remo e atletismo.
Segundo o COI, após reunião realizada em Lausanne, na Suíça, a entidade e o governo do Iraque concordaram com um processo que vai resultar em um Comitê Nacional “totalmente independente e funcional”. Pelo acordo, um novo comitê iraquiano deverá ser eleito até o final de novembro.
O Comitê Olímpico Nacional do Iraque foi fundado em 1948. Até hoje o país conquistou apenas uma medalha nos Jogos, foi um bronze obtido pelo halterofilista Abdul Wahid Aziz em Roma, em 1960. Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o país ficou em quarto lugar no torneio de futebol.