São Paulo – A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) vai promover neste domingo (04) duas ações beneficentes. Uma das ações será o Islam Solidário, que oferece atendimento a crianças e adultos. Outro projeto é o “Água, Saúde & Vida”, que instalará dois purificadores de água e um sistema para tratamento de esgoto nas terras indígenas Tenondé Porã. As iniciativas serão realizadas em Parelheiros, no extremo da zona sul de São Paulo.
Representantes da Fundação Mohammed Bin Rashid Global Initiatives, dos Emirados Árabes Unidos, que investe nos projetos, vão acompanhar as atividades neste final de semana.
O Islam Solidário será realizado no CEU Parelheiros e a expectativa é beneficiar cerca de 50 mil pessoas. Na última edição realizada no local, foram atendidos 20 mil moradores. A entidade vai oferecer exames de hipertensão, colesterol, diabetes, hepatite C, orientação nutricional e odontológica, corte de cabelo, limpeza de pele e massagem rápida.
O evento vai distribuir em seus primeiros horários 500 senhas para realização de exames oftalmológicos, com doação de óculos. Essa é a segunda vez que o Islam Solidário ocorrerá no local, e dessa vez também será possível ter acesso a exames de DNA e emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, realizados em parceria com o governo estadual. Esses serviços vão ocorrer também mediante apresentação de senhas.
O evento vai distribuir 3 mil brinquedos e organizar atividades para o público infantil com brinquedos infláveis, escultura de bexiga, pintura de rosto, pipoca, algodão doce, gibis da Turma do Khalil. Também estão na programação oficina de grafite e apresentação de capoeira.
Água, Saúde & Vida
Já o projeto “Água, Saúde & Vida”, ocorrerá nas terras indígenas Tenondé Porã, onde existem sete aldeias em uma área de 15.969 hectares. São cerca de 500 famílias de indígenas guaranis vivendo no local. Ali também serão realizadas as atividades do Islam Solidário, mas o foco da ação é a instalação de dois purificadores de água e um sistema para tratamento de esgoto.
Os purificadores de água serão instalados na região próxima à Unidade Básica de Saúde que atende casos da comunidade para facilitar os atendimentos. A Fambras já instalou uma primeira estação de tratamento de água em Parelheiros, em dezembro de 2018. O aparelho utiliza raios ultravioleta (UV) para purificar água e funciona com energia solar. Já o sistema para tratamento de esgoto irá atender, num primeiro momento, a escola da própria aldeia, que atende 350 alunos. Sua eficiência é superior a 95%, é autossustentável e funcionará com energia solar.
Serviço
Islam Solidário
Dia 4 de agosto
Das 10 às 15 horas
CEU Parelheiros – R. José Pedro de Borba, 20 – Jardim Novo Parelheiros, São Paulo
Tel.: (11) 5921-4479