São Paulo – Empresas brasileiras interessadas em participar da missão que o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoverão ao Egito em novembro podem se inscrever para reunião sobre o assunto que ocorrerá na próxima terça-feira (09), às 15h30, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista. As inscrições estão abertas na Câmara Árabe.
No encontro, o diretor do Departamento de Promoção Comercial e de Investimentos do Itamaraty, Orlando Leite Ribeiro, e a diretora de Negócios da Apex, Marcia Nejaim, darão mais detalhes sobre a missão. O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, falará sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Egito, que entrou em vigor no final do ano passado, e dará uma visão sobre o mercado egípcio. A Câmara Árabe apoia a realização da viagem.
A delegação brasileira será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e a viagem terá tanto uma agenda oficial, com encontros do chanceler com lideranças egípcias, quanto atividades voltadas aos empresários, entre elas um seminário seguido de encontros de negócios (B2B). A programação se dará nos dias 13 e 14 de novembro.
O objetivo é atrair para a delegação empresarial principalmente companhias dos setores de casa e construção, saúde, agronegócio, alimentos e bebidas, e máquinas e equipamentos, áreas nas quais os organizadores acreditam que há boas possibilidades para brasileiros no Egito. “A missão pode abrir mercado para novos segmentos”, afirmou Alaby à ANBA.
O Egito é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no mercado árabe. O comércio entre os dois países somou US$ 1,3 bilhão entre janeiro e agosto deste ano, dos quais US$ 1,2 bilhão em exportações brasileiras ao Egito e US$ 130 milhões em exportações egípcias ao Brasil. Os brasileiros vendem ao país principalmente produtos básicos como carnes, minérios e açúcar, e importa dos egípcios fertilizantes, produtos hortícolas e algodão, entre outras mercadorias.
Em entrevista à ANBA no último mês, Ribeiro afirmou que o comércio do Brasil com o Egito está aquém das possibilidades e há espaço tanto para aumentar as importações do país árabe quanto para diversificar a pauta de exportação brasileira. Ele acrescentou que atualmente a pauta brasileira é concentrada em grupos de produtos de baixo valor agregado. O acordo Mercosul-Egito dá desconto de tarifa – e em alguns casos zera a tarifa – a uma série de produtos no comércio das duas regiões.
Serviço
Lançamento da Missão oficial e empresarial ao Egito
Terça-feira, 09 de outubro de 2018, às 15h30
Sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Avenida Paulista, 283/287 – Bela Vista – SP
Informações e inscrições: members@ccab.org.br ou (11) 3145 3200