Janela para a cultura √°rabe

Espaço Bibliaspa (foto), no bairro Santa Cecília, em São Paulo, é opção de passeio e pesquisa para quem deseja conhecer melhor a cultura árabe.

Marcos Carrieri
mcarrieri@anba.com.br

S√£o Paulo ‚Äď H√° uma infinidade de espa√ßos em S√£o Paulo dedicados a divulgar culturas de lugares, express√Ķes art√≠sticas e at√© religi√Ķes. E no meio deste universo est√° tamb√©m a cultura √°rabe e os seus endere√ßos. Um deles √© na rua Baronesa de Itu, 639, no bairro Santa Cec√≠lia. Ali fica a sede da Biblioteca Am√©rica do Sul ‚Äď Pa√≠ses √Ārabes (Bibliaspa), que al√©m de expor objetos relacionados ao mundo √°rabe, disp√Ķe de um espa√ßo dedicado √† leitura e √† pesquisa em um casar√£o restaurado.

Quem for à biblioteca da Bibliaspa vai encontrar muitos livros sobre um dos principais artistas árabes do século 19: o pintor e escritor libanês Gibran Khalil Gibran (1883-1931). Há também exemplares do livro sagrado do Islamismo, o Alcorão. Estes estão, também, entre os mais lidos pelos frequentadores do local. Mas não é só. Há livros de fotos como "Image of women" (Imagens de Mulheres) da pesquisadora de Oriente Médio Sarah Graham Brown. Nesta obra ela explica, por meio de fotos e textos, histórias de mulheres árabes entre os séculos 19 e 20. O quadrinista Joe Sacco, famoso por retratar a realidade palestina em seus desenhos, também é parte do acervo com o livro "Na faixa de Gaza".

H√° livros em portugu√™s, √°rabe, ingl√™s, franc√™s e espanhol. H√° enciclop√©dias, romances, livros de filosofia e at√© relatos de viagens, como √© o caso de "√Čbano", do escritor polon√™s Ryzsard Kapuscinski. Neste livro ele retrata suas aventuras pela √Āfrica. H√° tamb√©m livros que relatam a chegada da cultura √°rabe a regi√Ķes distantes, como "A Col√īnia √Ārabe no Amazonas", de Gaitano Antonaccio.

Nem todos os livros do local têm relação direta com o árabe. Afinal, a Bibliaspa promove a troca de experiência entre a cultura árabe e a brasileira e sul-americana. Se entre um livro e outro sobre o mundo árabe der saudade dos grandes autores brasileiros, lá estão "50 contos selecionados de Machado de Assis" e "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto. A maior parte das obras da Bibliaspa, que foram doadas, é dedicada a ajudar o leitor a compreender mais e melhor o mundo árabe. E não é à toa.

O espa√ßo da Bibliaspa foi criado, de acordo com o professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ci√™ncias Humanas da USP, Paulo Farah, para mudar a opini√£o das pessoas a respeito da cultura √°rabe. Por isso, √© um local em que se pode pesquisar sobre o mundo √°rabe e os pa√≠ses do Oriente M√©dio e do Norte da √Āfrica e realizar eventos culturais e educativos sobre o assunto. "As pessoas acham que a cultura √°rabe √© algo do passado. Queremos mostrar que ela √© moderna, diversa e que tem muito o que dialogar com a cultura de pa√≠ses como o Brasil e da Am√©rica Latina. Temos muito o que aprender com eles", diz Farah, que √© diretor da Bibliaspa.

Os livros s√£o parte fundamental do acervo da Bibliaspa, mas n√£o a √ļnica. O espa√ßo tamb√©m exp√Ķe objetos usados no mundo isl√Ęmico, como o porta-Alcor√£o, e obras de arte com refer√™ncia ao mundo √°rabe. √Č o caso da exposi√ß√£o "Aquarelas √Ārabes". Al√©m disso, oferece cursos para jovens e adultos. Neste segundo semestre, o local vai oferecer aulas de dan√ßa √°rabe, um curso de literatura √°rabe e outro de hist√≥ria. H√° vagas, tamb√©m, para aulas gratuitas de l√≠ngua √°rabe para jovens entre 14 e 19 anos do ensino m√©dio ou ensino fundamental. As atividades da Bibliaspa n√£o acabam a√≠.

Em mar√ßo, o espa√ßo recebeu o 2¬ļ Festival Sul-Americano de Cultura √Ārabe. Em dezembro, vai apresentar uma mostra de cinema. Apresenta√ß√Ķes de teatro tamb√©m est√£o previstas para ser realizadas l√°. Grande parte dos frequentadores do local √© formada por estudantes e pesquisadores sobre o mundo √°rabe ou isl√Ęmico. Mas a Bibliaspa √© aberta a qualquer um que quiser conhecer mais uma cultura das tantas que se encontram em S√£o Paulo.

A Bibliaspa √© o bra√ßo cultural da C√ļpula Am√©rica do Sul-Pa√≠ses √Ārabes (Aspa), iniciativa de aproxima√ß√£o entre governos √°rabes e sul-americanos. Al√©m de manter o espa√ßo em S√£o Paulo, o organismo cuida da promo√ß√£o das rela√ß√Ķes culturais entre as duas regi√Ķes.

Serviço
A Bibliaspa fica na Rua Baronesa de Itu, 639, Santa Cec√≠lia, S√£o Paulo ‚Äď SP. Informa√ß√Ķes no telefone 3661-0904 ou no site http://www.bibliaspa.com.br/.

Publica√ß√Ķes relacionadas