Kuwait News Agency*
Tóquio (Japão) – O Japão está aumentando suas importações de petróleo do Kuwait. As compras cresceram 27,1% em janeiro deste ano quando comparadas com o mesmo mês no ano passado. Um total de 9,89 milhões de barris foi exportado, segundo informou a agência de notícias do governo japonês nesta segunda-feira.
As importações petrolíferas gerais do Japão caíram 2,9%, alcançando 136,27 milhões de barris. Este é o segundo mês seguido em que as importações do país apresentam queda. Entretanto, o Japão está mais dependente de petróleo do Oriente Médio. Suas importações do produto da região alcançaram 91,3% do total, um acréscimo de 6,3% quando comparado com o total do mês de janeiro do ano passado.
Segundo um relatório preliminar da Agência de Recursos Naturais e Energia, um departamento do Ministério de Economia, Comércio e Indústria japonês, a Arábia Saudita continua sendo a maior fornecedora de petróleo para o Japão, enviando um total de 41,40 milhões de barris ao país, um aumento de 30,3% em relação ao ano anterior, seguida pelos Emirados Árabes Unidos (UAE), com 32,33 milhões de barris, uma queda de 5,4%.
O Irã foi o terceiro maior fornecedor da commodity, apesar das exportações do país terem caído 1,6% para 20,51 milhão de barris. Depois veio o Catar, com 13,91 milhões de barris, um aumento de 4,7%. O Iraque ficou em oitavo lugar entre os fornecedores de petróleo do Japão, com 1,63 milhão de barris no mês. O Japão é o terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China.
*Tradução de Mark Ament