Kuwait News Agency*
Tóquio – A petrolífera Nippon Oil Corp., a maior distribuidora de derivados de petróleo do Japão, anunciou que vai ampliar os serviços de refino que presta à petrolífera chinesa PetroChina Co., devido à crescente demanda por produtos petrolíferos no país.
Segundo o novo contrato com a China Oil, subsidiária da PetroChina, a maior produtora de derivados do petróleo e gás no país, a Nippon Oil passará a refinar 30 mil barris de petróleo por dia até março de 2006, contra os 20 mil barris que haviam sido acertados quando foi assinado o contrato inicial em julho do ano passado.
A China Oil fornecerá à empresa japonesa petróleo comprado do Oriente Médio. Este petróleo será transformado em diesel e óleos combustíveis que serão enviados para a China.
Na China, a demanda por óleo para uso em geração elétrica e por combustíveis automotivos continua crescendo em média 8% ao ano. O grupo PetroChina não conseguiu acompanhar esta crescente demanda, então ambas as companhias concordaram em renovar o contrato, aumentando o volume a ser refinado.
*Tradução de Mark Ament