Lausanne, Suíça – A Arábia Saudita receberá em 2025 a primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports, que acontecerá no país de maneira regular durante 12 anos, anunciou na última semana o Comitê Olímpico Internacional (COI). O eSports designa os jogos eletrônicos.
A designação, fruto de vários meses de reflexão sobre a organização de um evento diferente dos Jogos Olímpicos clássicos, deve passar ainda por uma formalidade, a sua aprovação na 142ª sessão do COI, que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho em Paris.
Com isso, Arábia Saudita reforça seu protagonismo no esporte mundial, já que tem se consolidando como sede de diferentes competições (futebol, Fórmula 1, equitação, boxe). No final do ano, o país deve ser designado formalmente como anfitrião da Copa do Mundo de 2034, para a qual é a única candidata.
Em um comunicado, o presidente do COI, Thomas Bach, aplaudiu “a grande experiência” do Comitê Olímpico Saudita em matéria de eSports. A Arábia Saudita conta com “mais de 23 milhões de jogadores” de eSports, segundo o príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, ministro saudita dos Esportes.
Leia também:
Comite Ryadah quer internacionalizar esportes do Brasil
“O trabalho começará com a seleção de uma cidade e um local para a primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports, bem como a elaboração de um cronograma preciso para o evento, os títulos a serem incluídos, o processo de qualificação para os jogadores”, disse o COI, que convidou federações internacionais “que já lançaram uma versão eletrônica de seu esporte” para participar da futura competição.
É proibida a reprodução deste conteúdo