São Paulo – Para as mulheres marroquinas, elas são mais do que preciosas. Braceletes, brincos, broches e jóias em geral costumam ser patrimônio na mão delas. Mesmo se não levarem outros bens de uma separação no casamento, as jóias ficam com elas. E uma mostra do que são essas peças suntuosas, além de outros objetos que retratam a cultura do Marrocos, como as vestimentas femininas, podem ser vistas por visitantes do Moinhos Shopping, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na exposição “Marrakech, Cidade Vermelha”, até 17 de fevereiro.
A mostra é obra da gaúcha Giselle Padoin Custódio, pesquisadora de moda e consultora de arte que no ano passado viajou três vezes ao Marrocos em busca de elementos da joalheria, moda, arquitetura e decoração do país. "Sempre tive uma queda pela cultura oriental", revela ela, que focou o seu trabalho em Marrakech, a cidade conhecida por suas construções pintadas na cor vermelha. Giselle fez a pesquisa também nas cidades de Taroudant, onde as mulheres costumam se vestir de azul, e em Tiznit, um centro de joalheria do país.
A consultora é formada em Letras, tem pós-graduação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) em Estudos Avançados da Língua Inglesa, mas fez vários cursos nas áreas de moda, joalheria, artes e história. Alguns, inclusive, em Paris, na França, e em Florença, na Itália. Ela já fez sete exposições no Moinhos Shopping, incluindo três dentro de uma galeria temporária que teve no local, e duas no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. Também deu cursos no Instituto Europeu di Design (IED), em São Paulo.
Na exposição sobre o Marrocos podem ser vistas 80 peças, que incluem fotos, zelliges (mosaicos de cerâmica), jóias em prata, tecidos, kaftans (túnicas femininas orientais), babuches (calçados femininos), além de peças de decoração. Há também um mini jardim em homenagem ao estilista Yves Saint-Laurent, que era apaixonado pelo Marrocos e comprou, juntamente com Pierre Bergé, o Jardim Majorelle, famoso em Marrakech.
A exposição em Porto Alegre tem apoio da embaixada do Marrocos em Brasília, que ajudou Giselle no seu trabalho de pesquisa, no país árabe. A consultora tem como rotina se debruçar sobre joalheria, moda, arquitetura e decoração de diferentes países e afirma que sempre começa sua pesquisa pelos livros. O trabalho segue, porém, com a pesquisa em campo, que inicia em conversas com entendidos de cada área.
No Marrocos, ela teve contato com locais, foi a museus, antiquários e a uma mesquita, onde fotografou mulheres que estavam lá para pedir sorte. Em cada viagem ao Marrocos, Giselle permaneceu por cerca de 15 dias. A ideia, agora, é que a mostra seja levada para outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Essa é, segundo a consultora, a intenção da embaixada marroquina.
A mostra em Porto Alegre começou no final de janeiro e fica aberta ao público no mesmo horário que o shopping, entre 10 e 22 horas. Ela tem design de Ceres Storchi e Roberta Guerra, que são arquitetas e fizeram a estrutura da exposição para Giselle. A realização é da Art Studio, empresa da consultora de arte e pesquisadora de moda.
Serviço
Exposição "Marrakech, Cidade Vermelha"
Local: Moinhos Shopping, Rua Olavo Barreto Viana e Tobias da Silva, em Porto Alegre – RS
Data: de 25 de janeiro a 17 de fevereiro
Horário: Todos os dias, das 10 às 22 horas
Entrada: franca
Informações: +55 (51) 2123-2000