São Paulo – O ministro da Indústria e Comércio da Jordânia, Amer Al-Hadidi, disse nesta segunda-feira (19) no início da noite, após reunião com a diretoria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, que vai conversar com o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, sobre o andamento das negociações de um acordo de livre comércio entre seu país e o Mercosul. Os dois vão se encontrar em Brasília nesta terça-feira.
“Precisamos concluir o acordo no mandato do Brasil”, afirmou Hadidi. O Brasil vai ocupar a presidência rotativa do bloco sul-americano este semestre e será a última vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficará à frente do Mercosul, já que seu mandato termina no dia 01 de janeiro de 2011. O ministro jordaniano acredita que é possível assinar o tratado neste prazo e quer a ajuda de seu colega brasileiro.
Na Câmara Árabe, Hadidi e o ministro jordaniano da Agricultura, Said Al-Masri, foram recebidos pelo presidente da entidade, Salim Taufic Schahin, os vice-presidentes Helmi Nasr (Relações Internacionais), Rubens Hannun (Marketing) e Wladimir Freua (Comércio Exterior), o diretor administrativo, Nahid Chicani, e o diretor Bechara Ibrahim.
Mais cedo, Hadidi visitou a fábrica da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A indústria aeronáutica brasileira tem interesse em instalar um entreposto de peças de reposição no Oriente Médio e o governo jordaniano quer atrair o projeto ao país. O ministro afirmou que discutiu “cooperação futura” com representantes da empresa e que um novo encontro deverá ser marcado para logo.
Junto com Masri, ele teve ainda uma reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na sede da Câmara Árabe. Os ministros convidaram integrantes da associação a visitar a Jordânia para verificar as oportunidades de negócios.