São Paulo – A Jordânia trouxe sete empresas para expor seus doces, ervas, temperos, conservas, hommus, biscoitos, chocolates e tâmaras na feira supermercadista Apas Show 2022, em São Paulo. Nesta segunda-feira (17), visitaram o estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, onde as empresas estão localizadas, o senador jordaniano Issa Murad, o embaixador da Jordânia em Brasília, Maen Masadeh, e o cônsul honorário da Jordânia em São Paulo, Mustapha Abdouni.
Esta é a segunda vez que Issa Murad vem ao Brasil. Em entrevista à ANBA, ele falou que é uma oportunidade para que companhias jordanianas possam mostrar seus produtos e conhecer melhor o mercado brasileiro. Ele também afirmou que a Jordânia tem interesse tanto em exportar seus produtos como em importar mais produtos do Brasil, para garantir sua segurança alimentar.
“Já compramos muita carne bovina e de frango do Brasil e exportamos fertilizantes para cá, e agora queremos buscar oportunidades para aumentar a cooperação mútua e as relações bilaterais. Acredito que há muitas oportunidades na América do Sul e especialmente no Brasil, e a feira é muito interessante”, disse Murad.
O senador disse ainda que é possível que empresas brasileiras finalizem seus produtos na Jordânia, para vender na região do Oriente Médio. “Estamos distantes geograficamente, mas podemos fazer essa aproximação. É para isso que estamos aqui”, completou.
O diretor-geral da trading Adnan Khudari & Sons, Ahmad Khudari, também está na missão jordaniana. Além de trazer sua empresa para expor, ele vem representando entidades setoriais, por ser vice-presidente da Câmara de Indústria de Amã e presidente da Associação de Exportadores da Jordânia.
“Estou muito contente de estar aqui, estamos buscando oportunidades para exportar nossos produtos e procurando produtos brasileiros para comprar”, disse à ANBA. A trading Khudari vende temperos, ervas naturais, água de rosas, melaço de romã, tâmaras medjool, biscoitos, entre outros produtos.
Khudari exporta para 45 países, e espera abrir o mercado da América do Sul por meio do Brasil. “Com a covid, adiamos nossa vinda ao Brasil, então as expectativas são altas. No ano que vem, esperamos trazer entre 20 e 40 empresas”, disse.
Mahmoud Al Jitan é vice-presidente da Câmara de Indústria da Jordânia e CEO da empresa de doces e biscoitos Paradise Bakeries. A companhia exporta para 15 países e esta é a primeira vez que Al Jitan vem ao Brasil. “Viemos descobrir o País e esta feira, e esperamos uma história de sucesso”, disse o empresário à ANBA. Ele reforçou o desejo de Khudari de trazer mais empresas jordanianas na próxima edição da Apas Show, no ano que vem. “As pessoas gostam dos nossos sabores em todo o mundo, temos muito a oferecer”, disse.
O embaixador Maen Masadeh corroborou a fala de Khudari e Al Jitan sobre uma maior participação na Apas em 2023 e disse que há planos para diversificar as relações bilaterais e para joint ventures entre os dois países. “Minhas expectativas são altas [sobre a Apas Show], os empresários jordanianos estão muito otimistas e os produtos jordanianos são bastante competitivos. Já conheço o paladar dos brasileiros e sei que os produtos terão boa aceitação, porque os sabores árabes são familiares aqui”, declarou.
A missão da Jordânia ao Brasil foi organizada pela Associação de Negócios Brasil-Jordânia, em cooperação com a Jordan Export House, com apoio da Câmara Árabe e da Embaixada da Jordânia no Brasil.
Leia mais sobre a participação dos árabes na Apas Show:
Árabes expõem café, azeitonas e até embalagens na Apas Show