São Paulo – Representantes dos governos da Jordânia e da Arábia Saudita se reuniram para discutir o aumento da cooperação agrícola entre os países. Segundo a agência de notícias oficial jordaniana, Petra, o ministro da Agricultura do país, Khaled Hneifat (à esq. na foto acima), falou nesta quarta-feira (22) com uma delegação do Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Água saudita. Entre os temas, estiveram formas de aumentar o volume das safras e o intercâmbio de alimentos.
Durante uma reunião, Hneifat enfatizou a importância de trocar experiências conjuntas para desenvolver o setor agrícola em ambos os países, elogiando a cooperação saudita em todos os campos.
Do lado saudita, estiveram na reunião executivos como o subsecretário saudita do Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Água, Ahmed bin Saleh Khomshi (à dir. na foto de abertura). Ele destacou o empenho da Arábia Saudita em desenvolver laços agrícolas com a Jordânia e proporcionar possíveis facilitações, mantendo os requisitos de segurança e qualidade dos produtos agrícolas importados pelo país do Golfo.
Ainda segunda a Petra, Khomshi e o secretário-geral do Ministério da Agricultura da Jordânia, Muhammad Hiyari, debateram questões de interesse comum, como os principais obstáculos às exportações e os procedimentos adotados nas fronteiras dos dois países.
Hiyari disse que a Jordânia elogia a cooperação da pasta dedicada à agricultura na Arábia Saudita e a rápida resposta a demandas do Ministério da Agricultura da Jordânia. O executivo jordaniano enfatizou, ainda, a importância de desenvolver formas de contato por meio de um comitê conjunto que resolva os desafios que ambas as nações enfrentam e ajude a manter a sustentabilidade nas exportações.