São Paulo – A próxima novela das oito da Rede Globo, "Viver a Vida", terá cenas na Jordânia, país árabe que fica no Oriente Médio. Alguns dos principais atores da trama estiveram nas cidades jordanianas de Amã, Petra, Jerash e no deserto de Wadi Rum, entre o começo deste mês e a última semana, para gravar algumas das primeiras cenas da novela. A produção tem estréia prevista para setembro, quando deverá terminar “Caminho das Índias”, novela que também tem entre os seus cenários uma cidade do mundo árabe: Dubai.
Além da Jordânia, a equipe gravou em Jerusalém, e está atualmente em Paris, na França, com o diretor Jayme Monjardim, concluindo o trabalho no exterior. Na Jordânia, um dos principais locais de gravações foi Petra, cidade que é uma das sete maravilhas do mundo. Dois dos personagens principais de "Viver a Vida", Helena e Bruno, interpretados por Thiago Lacerda e Taís Araújo, se conhecem em Petra. Bruno é um fotógrafo, que gosta de aventuras e de desbravar o mundo, e Helena é modelo internacional. Após conhecer Helena em Petra, Bruno viaja ao Brasil em busca da moça.
Além deles, a Globo levou outros atores para a viagem. Rodrigo Hilbert, por exemplo, interpreta Felipe, um amigo de Bruno, também um aventureiro. Bruno e Felipe aparecem no Oriente Médio acompanhados das namoradas. “É tudo tão diferente do que a gente tem no Brasil. Muito bonito”, disse a atriz Taís Araújo, sobre Petra, em entrevista à Rede Globo durante os primeiros dias de gravação em Petra. “Esse lugar é fantástico. Não adianta explicar muito, tem que vir aqui para conhecer”, disse Thiago.
Também viajaram para o Oriente Médio, além de Rodrigo Hilbert, Thiago Lacerda e Taís Araújo, as atrizes Natasha Haydt, Tianna Bialli, Alinne Moraes, e o ator Marcelo Valle. Vão participar do elenco, porém, outros artistas de renome como Giovanna Antonelli, Letícia Spiller, Bárbara Paz e José Mayer. O novato Matheus Solano será um dos protagonistas. O escritor da novela é Manoel Carlos, autor que faz questão de escolher alguns dos atores dos personagens, já que ele escreve já pensando no artista que vai interpretá-lo.
No começo do ano o diretor, Monjardim, viajou para o Oriente Médio, além da Europa, em busca de locações para as gravações da novela. Petra, a cidade jordaniana onde ocorreram grande parte das filmagens, atrai milhares de turistas do mundo todo e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2007 ela foi escolhida como parte das novas sete maravilhas do mundo. O local já foi cenário do filme Indiana Jones e a Grande Cruzada.