São Paulo – O Ministério do Planejamento e Cooperação Internacional da Jordânia anunciou nesta quarta-feira (10) o Programa Executivo de Desenvolvimento (EDP, na sigla em inglês) para o período de 2011 a 2013. O plano define prioridades para os próximos três anos, de acordo o jornal Jordan Times, de Amã.
Pelo EDP, 6 bilhões de dinares jordanianos (US$ 8,4 bilhões) serão distribuídos entre 24 setores, incluindo ministérios e outras organizações estatais. Programa prevê melhorias nas áreas de transporte público, educação, saúde, desenvolvimento social, combate à pobreza, além de aporte financeiro aos megaprojetos em andamento no país.
De acordo com o programa, 55% dos gastos serão destinados a projetos de infraestrutura, água, habitação e transporte; 20% irão para educação, 6% para melhorias no ambiente de negócios, 3% para melhorias em treinamento técnico e vocacional, 2% para reformas financeiras e administrativas e 1% pra legislação.
O plano inclui projetos novos e outros já em andamento, com custos e períodos de implementação definidos, além de mais de 600 índices de desempenho, que, de acordo com nota do Ministério do Planejamento, contribuem para a integração entre diferentes setores e reduzem os custos do todo em mais de 30%.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum