São Paulo – O Ministério do Investimento (MoIN) da Jordânia está com licitação aberta para empresas privadas interessadas em operar um sistema de BRT entre a capital, Amã, e a cidade vizinha de Zarqa. O projeto divide a licitação em duas partes: uma para o sistema de cobrança das passagens e outra para operação da rede viária. Cada empresa só pode concorrer em uma destas opções.
De acordo com informações do ministério, detalhes sobre o projeto serão fornecidos às companhias que realizarem a solicitação de qualificação (RFQ, na sigla em inglês). Para tal, é preciso pagar uma taxa de mil dinares jordanianos (equivalentes a US$ 1.408). O prazo de envio das propostas é 6 de novembro.
Sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido, os BRTs são popularmente chamados de “metrô de superfície”. Neste sistema os ônibus trafegam separados do trânsito de outros veículos, transportam grandes quantidades de passageiros e realizam a cobrança de passagens nas estações ou plataformas de embarque, o que proporciona agilidade ao sistema.
Ainda de acordo com as informações do MoIN, a licitação se refere à primeira fase do BRT entre Amã e Zarqa. O vencedor irá operar o sistema no modelo de parceria público-privada (PPP), no qual, em linhas gerais, a empresa escolhida instala e opera o sistema por um determinado período em troca de remuneração por meio do pagamento das tarifas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail BRT.technical@moin.gov.jo
Leia mais:
Empresas abriram portas para negócios na Jordânia


