São Paulo – A Jordânia quer trazer mais empresas para a feira de alimentos e bebidas Apas Show do ano que vem. O presidente da Associação de Negócios Brasil-Jordânia (Jordan Brazilian Business Association), Jamal Fariz (foto acima), disse à reportagem da ANBA que já tem confirmadas 25 empresas, e até o evento de 2023, deve totalizar entre 30 e 40 empresas.
Ele contou que além de doces árabes, temperos, biscoitos e tâmaras, o objetivo é trazer novos produtos para serem expostos na feira supermercadista. “Queremos expandir e diversificar os setores, trazer produtos do Mar Morto, azeite de oliva, entre outros”, disse Fariz.
Segundo ele, os expositores que estão na feira deste ano estão otimistas. “Eles estão fazendo bons contatos e reuniões, é encorajador, e já querem voltar no ano que vem”, contou.
Fariz, representando a Associação de Negócios Brasil-Jordânia, assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta quarta-feira (18) para reforçar a relação e dar suporte a empresários levando informação, além de facilitar o contato entre as comunidades de negócios dos países, segundo ele.
“Temos o papel de fortalecer as relações entre a Jordânia e o Brasil e aumentar o comércio de ambos os lados, para exportações e importações. Acredito que o mercado brasileiro é imenso e nosso trabalho é informar e conscientizar os empresários jordanianos sobre este mercado potencial, que oferece produtos de excelente qualidade”, disse.
A Câmara Árabe também assinou MoU com a Câmara das Indústrias de Amã, representada pelo presidente da entidade, Fathi Al-Jaghbir, que também é presidente da Câmara das Indústrias da Jordânia. “O acordo de cooperação que assinamos está estabelecendo e formulando a cooperação econômica e comercial entre nossos dois países, que possuem diversas áreas e potencialidades de cooperação. Isso vem do entendimento da comunidade empresarial dos dois países sobre as oportunidades reais em cada país que poderia utilizar nossos benefícios”, disse Al-Jaghbir.
O acordo de cooperação, segundo ele, inclui a transferência de conhecimento e informações em diversos setores, intercâmbio de delegações comerciais entre os dois países e todas as atividades comerciais que possam facilitar as metas e objetivos de cada parte. “Nesse sentido, gostaria de aproveitar esta oportunidade para convidar o empresariado brasileiro a utilizar o ambiente de negócios na Jordânia que lhes proporciona fácil acesso a todos os países árabes e a utilizar os acordos de livre comércio que temos na Jordânia”, convidou o jordaniano.
A missão da Jordânia ao Brasil foi organizada pela Associação de Negócios Brasil-Jordânia, em cooperação com a Jordan Export House, com apoio da Câmara Árabe e da Embaixada da Jordânia no Brasil. Após a participação na Apas deste ano, que termina nesta quinta-feira (19), Fariz informou que já está planejando uma nova visita de empresários do país árabe ao Brasil, e que os brasileiros visitem a Jordânia.
“Somos muito ambiciosos e queremos que os brasileiros conheçam a Jordânia e a vejam como um hub para o Oriente Médio, com a possibilidade de vender seus produtos não só no mercado interno, mas para toda a região, na Síria, Iraque, Palestina, Arábia Saudita, todo o Golfo, assim como o Brasil é uma porta de entrada para a América Latina”, disse Fariz. Ele informou também que estão planejando uma viagem de operadores de turismo brasileiros à Jordânia.
Na foto de abertura, Al-Jaghbir e Fariz.
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