Da redação*
São Paulo – A Jordânia vai receber do Banco Mundial um empréstimo de US$ 6,15 milhões para financiar um programa de gestão de ecossistemas do governo jordaniano. “O projeto tem como meta assegurar a continuidade de processos ecológicos e da biodiversidade no Vale do Rift, na Jordânia, diante da pressão do desenvolvimento e das mudanças sociais”, disse Kanta Kumari Rigaud, líder da equipe encarregada de implementar o projeto.
O Vale do Rift é uma conexão terrestre entre África, Europa e Ásia, que abriga uma ampla variedade de habitats ecologicamente diversos. O Vale recebe, todos os anos, milhões de pássaros em migração entre esses continentes. Recentemente, o Vale do Rift passou a receber obras de infra-estrutura e desenvolvimento turístico, colocando em risco seus valores ecológicos e culturais.
O objetivo do projeto do governo é aplicar os princípios da gestão integrada de ecossistemas ao plano piloto existente para o Vale do Rift, estabelecendo uma rede de áreas protegidas que atenda às necessidades ecológicas, sociais e econômicas da região. O projeto será gerenciado e implementado pela Sociedade Real da Jordânia pela Conservação da Natureza.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

