São Paulo – Equipe de Tecnologia e Inovação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira está em Amã, na Jordânia, para treinar a alfândega do país no sistema Easy Trade, que permite a despacho aduaneiro de forma totalmente digital. A Câmara Árabe é representada pelo CEO e secretário-geral, Tamer Mansour, o diretor de Tecnologia e Inovação, Marcos Bulgarelli, e o analista de Negócios, Laércio dos Santos.
Nesta quarta-feira (28), a equipe deu início a treinamento para representantes da Alfândega da Jordânia, com a presença do embaixador do Brasil em Amã, Ruy Amaral, e do diretor-geral da alfândega, Jalal Al-Qudah. Na quinta-feira (29), o treinamento será realizado para importadores e despachantes aduaneiros da Jordânia.
O sistema já estava disponível para uso desde setembro do ano passado com um acordo entre a Alfândega da Jordânia e a Câmara Árabe. Por meio dele, a documentação das exportações brasileiras à Jordânia é emitida e verificada de forma eletrônica, diminuindo gastos e ganhando tempo.
O processo digital é feito dentro do sistema Easy Trade, que faz parte de uma plataforma eletrônica da Câmara Árabe chamada Ellos. A plataforma inclui outras facilitações digitais para o comércio exterior do Brasil com os países árabe e faz uso da tecnologia de blockchain. No Easy Trade, os documentos digitalizados ficam disponíveis eletronicamente para checagem e validação pelas autoridades competentes no país de destino da carga, garantindo um desembaraço mais rápido, fácil e barato.