Amã – O governo da Jordânia pretende ampliar a divulgação do país como destino turístico no Brasil. Segundo a ministra jordaniana do Turismo e Antiguidades, Maha Khatib, o ministério, por meio da Jordan Tourism Board, vai contratar em breve um representante para cuidar das ações de promoção no Brasil.
Em reunião com o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, nesta segunda-feira (09), ela disse também que a Jordânia planeja realizar roadshows no Brasil para divulgar suas atrações turísticas.
Schahin comentou sobre a atual novela das oito da Rede Globo, “Viver a Vida”, que teve partes filmadas na Jordânia, o que deve aumentar o interesse dos brasileiros pelo país. “Eu sei, foi por isso que nós deixamos eles filmarem em Petra”, disse ela, referindo-se ao mais famoso sítio histórico local.
O embaixador da Jordânia em Brasília, Ramez Goussous, acrescentou que, após a visita do rei Abdullah II e a rainha Rânia ao Brasil em 2008 e o início da novela, aumentaram substancialmente os pedidos de vistos na embaixada.
Schahin afirmou que a Câmara Árabe pode ajudar nesse esforço de promoção e contou que a entidade criou recentemente um Comitê de Turismo, liderado pelo diretor Adel Auada, ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A Jordânia já vem participando de eventos do setor no Brasil, inclusive da tradicional feira da Abav, no Rio de Janeiro.
Segundo a ministra, o setor turístico da Jordânia está cada vez mais de olho no Brasil. Ela contou que recentemente um dos maiores operadores de turismo do país vendeu pacotes com 36 vôos charter para visitantes brasileiros. “Há muito potencial”, disse.
O vice-diretor-gerente do Jordan Tourism Board, Fayiz Khouri, acrescentou que o mercado brasileiro é hoje um dos maiores focos da Jordânia. “O Brasil é uma das únicas economias que conseguiram crescer na crise”, afirmou.
Ele ressaltou que o órgão que dirige pretende continuar a convidar operadores e jornalistas brasileiros para visitar o país, como forma de reforçar a promoção, além de lançar um site em português.
No primeiro semestre, a Jordânia convidou jornalistas e profissionais do turismo do Brasil e outras nações da América do Sul para acompanhar a visita do Papa Bento XVI ao país. Khouri destacou ainda que a novela é um grande instrumento de relações públicas.
Participaram da reunião também o diretor da Câmara Árabe, Mustapha Abdouni, e Nour Al Hmoud, da Jordan Investment Board.