São Paulo – O editor-chefe do jornal Kuwait Times, Abd Al-Rahman Alyan, e o jornalista Javaid Ahmad, do diário kuaitiano, visitaram nesta terça-feira (13) a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, e foram recebidos pelo diretor-geral da entidade, Michel Alaby. Eles estão no Brasil a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Alaby falou sobre as exportações brasileiras, os investimentos estrangeiros que o País recebe e sobre o trabalho da Câmara na promoção das relações econômicas com o mundo árabe.
Ele afirmou, por exemplo, que a entidade quer criar um Conselho Empresarial Brasil-Kuwait e que espera, no futuro, organizar uma missão comercial à nação do Oriente Médio. A organização já tem um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio e Indústria do Kuwait, com o objetivo de incentivar ações de cooperação.
A Apex costuma convidar jornalistas estrangeiros para conhecer o Brasil como forma de divulgar o país no exterior, principalmente sob o ponto de vista das oportunidades de negócios. Os kuaitianos já conversaram com representantes dos exportadores de frangos, carne bovina, de certificadoras de abate halal (feito de acordo com a tradição muçulmana) e visitaram a fábrica da Embraer, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Os jornalistas estavam acompanhados do diretor gerente da Apex para o Oriente Médio, Sidney Costa. Fundado em 1961, o Kuwait Times é o primeiro diário da região do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que inclui, além do Kuwait, a Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.