São Paulo – Começa nesta segunda-feira (27) o Fórum da Juventude Saudita Brasileiro. O programa traz ao Brasil 16 estudantes da Arábia Saudita que se integrarão a jovens brasileiros para conhecer programas sociais, esportivos e relativos ao meio ambiente nas cidades de São Paulo, Manaus e Rio de Janeiro. O evento é uma iniciativa dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países e tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
"O objetivo desse fórum é analisar as questões do meio ambiente, ver a pacificação das favelas e também analisar como o Brasil está se preparando para os grandes eventos que ocorrerão em 2014 e 2016, a Copa do Mundo e as Olimpíadas", destaca Michel Alaby, CEO da Câmara Árabe. "Eles querem ter uma visão de como podem utilizar estas experiências na própria Arábia Saudita", explica.
A programação dos jovens inclui visitas às favelas de Paraisópolis, em São Paulo, e Cantagalo, no Rio de Janeiro; palestra sobre programas de habitação na Universidade de São Paulo (USP), visita a uma comunidade indígena e ao Instituto de Pesquisa da Amazônia, além de encontro com a comissão organizadora dos jogos olímpicos da prefeitura carioca, entre outros eventos.
O grupo, que inclui homens e mulheres, é formado por estudantes de instituições como a Universidade Rei Abdullaziz, Universidade Rei Faisal, Universidade Dammam, entre outras entidades de ensino superior da Arábia Saudita. Os jovens virão acompanhados de uma delegação do ministério das Relações Exteriores de seu país, liderada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para o Desenvolvimento Cultural e Econômico, Youssef Al Saadon.

