São Paulo – O Kuwait anunciou nesta quinta-feira (24) a descoberta de um novo campo de petróleo e gás na localidade de Al-Jathathil, no oeste do país. A Kuwait Oil Company (KOC), petroleira estatal, informou que a descoberta representa uma adição significativa às reservas nacionais de petróleo leve e gás e à produtividade kuwaitiana. As informações são da Kuwait News Agency (Kuna).
O CEO da KOC, Jamal Abdelaziz Jaafar, disse à Kuna que análises preliminares do subsolo indicam que o campo tem alta viabilidade econômica. A companhia realiza testes no local e avalia que o volume extraído de petróleo e gás vai dobrar até o final destas avaliações.
De acordo com a Kuna, a KOC está implementando um plano de ação com metas até 2030, cujo objetivo é reforçar a posição do país como grande produtor de petróleo, além de garantir a oferta doméstica de derivados.
O anúncio ocorre num momento de baixa das cotações internacionais do petróleo. Segundo a agência de notícias Reuters, o barril voltou a cair para menos de US$ 40 em Londres nesta quinta-feira e caminha para a maior desvalorização semanal em dois meses. Entre os fatores para este desempenho, diz a agência, estão o aumento dos estoques da commodity nos Estados Unidos e a valorização do dólar frente a outras moedas.
O Kuwait tem cerca de 102 bilhões de barris de reservas provadas de petróleo, informou a Reuters com base em dados do departamento de informações do setor de energia dos Estados Unidos.
A produção nacional, segundo a Reuters, é de 3 milhões de barris diários, mas o país pretende ampliar a extração para 4 milhões de barris por dia até 2020.