Kuwait News Agency*
Paris – O embaixador do Kuwait na França, Ali Sulaiman Saeid, entregou hoje (02) um cheque de 5 milhões de euros (US$ 6,6 milhões) ao presidente do mais famoso museu da França, o Louvre. A doação foi feita pelo emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, de acordo com informações fornecidas por fontes francesas e kuwaitianas.
O cheque foi entregue pelo embaixador ao presidente do Louvre, Henri Loyrette, durante uma reunião no museu francês. O emir do Kuwait visitou a França em novembro do ano passado, quando doou 1 milhão de euros (US$ 1,3 milhão) ao Arab World Institute, uma organização destinada a promover o intercâmbio cultural entre a França e os países árabes.
A doação vai ajudar a financiar a construção de um departamento islâmico no museu Louvre. Muitas obras não estão expostas por falta de espaço. Durante a reunião com diretores do Louvre, o embaixador do Kuwait disse esperar que "a cooperação cultural entre Kuwait e França atinja um novo patamar, principalmente no âmbito das instituições culturais e museus", de acordo com nota divulgada pelo Escritório de Informação do Kuwait após a reunião.
Ainda segundo a nota, a cooperação entre Kuwait e França deve incluir não só o intercâmbio cultural, mas também o intercâmbio de cientistas, a troca de know-how em escavações arqueológicas e a colaboração para organizar futuras exposições. Os dois países assinaram um Protocolo de Cooperação Cultural em 1962.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

