Kuwait News Agency*
Tóquio – As exportações de petróleo do Kuwait para o Japão cresceram quase 100% em um período de dois meses. O país árabe se tornou o terceiro maior fornecedor de petróleo bruto ao Japão, ultrapassando Irã e Catar, de acordo com relatório divulgado hoje (30) pela Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia.
O volume exportado pelo Kuwait ao Japão teve aumento de 90,5% entre março e abril; na comparação com o mesmo mês no ano passado, houve expansão de 40,4%. Foram 14,74 milhões de barris exportados. O Kuwait forneceu 10,8% do total de petróleo importado pelo país asiático no mês de abril, contra 5,5% em março.
O volume total das importações de petróleo do Japão no mês de abril foi de 136,59 milhões de barris, o que representa aumento de 20,9% em relação a abril de 2007. Os países do Oriente Médio foram responsáveis por 84,8% desse total.
A Arábia Saudita se manteve como principal fornecedor de petróleo ao Japão, com vendas de 34,80 milhões de barris. Em seguida vieram os Emirados Árabes Unidos, com 34,61 milhões de barris exportados. O quarto maior exportador foi o Irã, com 4,67 milhões de barris, e o quinto maior foi o Catar, com 11,77 milhões de barris.
O Japão é o terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China. Cerca de 50% das necessidades energéticas do país asiático são supridas por meio de importações de petróleo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum