São Paulo – O Kuwait alocou cerca de 19,6 bilhões de dinares kuwaitianos (cerca de US$ 65,1 bilhões pela cotação atual) para investir em 19 projetos estratégicos durante o atual plano de desenvolvimento anual, informou o jornal kuwaitiano Al-Anba. Os projetos de economia diversificada e sustentável respondem por quase metade do valor.
O jornal catalogou o progresso de dez grandes projetos, destacando entre eles a pista leste do aeroporto internacional, a cidade universitária do Kuwait Sabah Al-Salem, a expansão do Aeroporto do Kuwait, o projeto da cidade residencial de Al-Mutlaa e o projeto da rede ferroviária.
- Leia também: Kuwait é país moderno e globalizado no Golfo
O Ministério da Saúde também está adicionando novos edifícios ao Hospital Farwaniya e ao Hospital Al-Adan, bem como ao novo projeto do Hospital Al-Sabah. No setor de energia, a Kuwait Petroleum Corporation (KPC) lidera o projeto Combustíveis Limpos e a Refinaria Al-Zour, ambos em fase final de entrega.
O Kuwait e outros países do Golfo estão incentivando o financiamento privado para ajudar a tirar do papel grandes projetos de infraestrutura como uma forma de liberar mais fundos.
*Com informações do jornal saudita Arab News.