São Paulo – A Kuwait Foreign Petroleum Exploration Company (Kufpec), empresa de petróleo e gás do Kuwait, firmou acordo para comprar 20% do Projeto Orca, de exploração em águas profundas no pré-sal da Bacia de Santos, no Brasil. O anúncio foi feito pela Shell Brasil Petróleo Ltda. (Shell Brasil), subsidiária da Shell plc, que vendeu a fatia para a companhia do país árabe do Golfo.
Criada em abril de 1981 pela Kuwait Petroleum Corporation (KPC), a estatal Kufpec atua internacionalmente em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural fora do Kuwait. O país árabe produz muito internamente e figura entre os maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.
A Shell informou que após a conclusão da transação, continuará como operadora do Orca, mantendo 50% de participação. A companhia afirma que o acordo reforça a alocação disciplinada de capital no portfólio global da Shell, mantém a companhia como a maior produtora estrangeira de petróleo e gás no Brasil e fortalece a parceria estratégica com a Kufpec em diversos mercados de Upstream.
“Estamos satisfeitos em receber a Kufpec como parceira no Orca, um projeto essencial para sustentar a produção de líquidos do nosso portfólio de Upstream”, afirmou o presidente de Upstream da Shell, Peter Costello. O termo upstream engloba as operações de exploração e produção de petróleo. Segundo a empresa, a transação está sujeita à aprovação regulatória, ao exercício de direitos preferenciais e às condições de fechamento. A Shell afirma que espera a conclusão até o final de 2026.
Antes do negócio, o Projeto Orca tinha como participantes a Shell, com 70%, a Ecopetrol, com 30%, e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora do Contrato de Partilha de Produção (CPP). Com a novidade, a Shell fica com 50% e segue operadora, a Ecopetrol continua com seus 30% e a Kufpec terá 20%.
Leia também:
FMI prevê crescimento econômico do Kuwait


