São Paulo – O Kuwait planeja começar a perfurar poços para a extração de petróleo pesado com a intenção de produzir até 60 mil barris por dia em 2017. As informações foram publicadas no jornal local Al Rai e reproduzidas pela agência de notícias Reuters nesta quarta-feira (05).
O país já tem capacidade de produção de três milhões de barris por dia, mas quer buscar mais petróleo pesado, apesar das dificuldades de extração e processamento, segundo Hosnia Hashem, vice-gerente geral da Kuwait Oil Company, citada pelo Al Rai.
“Cerca de 1,2 mil poços serão perfurados para produzir petróleo pesado”, afirmou Hashem ao jornal. Segundo ela, a capacidade de produção poderia chegar a 270 mil barris diários em 2030, em um projeto que é parte de um plano de longo prazo estabelecido pela Kuwait Petroleum Corp., controladora da Kuwait Oil Company.
Cada poço irá custar de US$ 525,5 mil a US$ 1,05 milhão. De acordo com Hashem, os processos de extração e manufatura seriam difíceis, mas uma das principais preocupações foi encontrar especialistas para trabalharem no projeto por causa da falta de pessoal especializado neste campo. Segundo a publicação, ela afirmou que a demanda potencial para o petróleo pesado valeu o esforço e os gastos.
“O mercado global mudou e agora busca por petróleo pesado. Também temos clientes da Índia pedindo por óleo pesado assim que possível”, afirmou, segundo o jornal. O país tem três refinarias e planeja a construção de uma quarta.