São Paulo – O Kuwait informou nesta quarta-feira (29) que a capacidade de refino atingiu recorde de 1,8 milhão de barris por dia no país. O anúncio foi feito no dia da inauguração oficial da Al-Zour, que apesar do lançamento formal, já funcionava e passou a operar com plena capacidade nos últimos meses.
A produção da refinaria, uma das maiores do Oriente Médio, chegou a 615 mil barris diários. “Conseguimos atingir uma capacidade de refino sem precedentes de 1,83 milhão de barris por dia, internamente e no exterior”, disse o ministro do Petróleo do Kuwait, Emad Mohammed al-Atiqi.
De acordo com o ministro, a capacidade de refino na indústria que opera dentro do Kuwait ultrapassa 1,415 milhões de bilhões de barris por dia, mais que o dobro da registrada em 2021, de 600 mil barris diários.
A meta do Kuwait, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), é atingir uma capacidade de produção de 4 milhões de barris ao dia nas suas refinarias até 2035. O país opera três refinarias no mercado doméstico e três no exterior, em Omã, Vietnã e Itália.
A refinaria Al-Zour fica a 90 quilômetros ao sul da Cidade do Kuwait. O Kuwait concedeu contratos de US$ 13,2 bilhões em 2015 para construir o empreendimento. A pandemia de Covid-19, no entanto, desencadeou atrasos que levaram a data programada para início das operações, que era 2019, a ser adiada para 2022.
É proibida a reprodução deste conteúdo