São Paulo – O Kuwait abriu licitação para a construção de um parque de energia limpa para a geração de 70 megawatts de eletricidade até 2016. As informações são do site Arabian Business.
Chamada de projeto Shagaya, devido ao nome da região desértica no qual será instalada, esta é a primeira fase de um plano do país do Golfo para produzir dois gigawatts de energia até 2030. O projeto irá ocupar uma área de 100 quilômetros quadrados.
Segundo o Arabian Business, Salem Al-Hajraf, chefe de pesquisa energética no Instituto do Kuwait para Energia Científica, 37 empresas, de um total de 107 concorrentes, foram pré-qualificadas para a licitação.
De acordo com o executivo, 50 megawatts seriam gerados de fontes termais solares e outros 20 megawatts de energia eólica e fotovoltaica. A segunda fase do projeto deverá produzir 930 megawatts e a terceira, um gigawatt.
O Kuwait, que produz cerca de três milhões de barris de petróleo ao dia, espera que as fontes de energia limpa contribuam com aproximadamente 15% de sua produção energética até 2030. Atualmente, o país utiliza 126 milhões de barris de petróleo para gerar energia elétrica para consumo doméstico.