São Paulo – A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) anunciou nesta quinta-feira (5) o lançamento de edital deste ano para apoio financeiro à tradução e à publicação de livros de autores brasileiros no exterior. Editoras interessadas em concorrer podem se inscrever até o dia 6 de outubro de 2024.
De acordo com a FBN, que é vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil, a atual edição do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior contará com recursos de R$ 1 milhão. As obras precisam ter sido publicadas em português, no Brasil, para a candidatura.
O programa já apoiou a publicação de mais de 1.200 livros brasileiros em outros países com a tradução das obras para 45 idiomas, entre eles árabe, inglês, italiano, francês, russo, espanhol, catalão, chinês, polonês, húngaro, ucraniano, eslovaco, estoniano, turco, búlgaro, grego, macedônio, sueco, dinamarquês e croata.
As editoras devem encaminhar o projeto de tradução com documentos exigidos no regulamento. Quando habilitados os projetos, elas assinam termo de compromisso e o apoio financeiro é efetivado em duas parcelas, uma na assinatura do contrato e outra em até 24 meses após a publicação da obra.
O programa
Instituído em 1991 pela política de internacionalização do livro, o programa tem por objetivo divulgar o patrimônio literário brasileiro. Ele é uma iniciativa da Biblioteca Nacional (BN) em cooperação com a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura do Brasil (Sefli/MinC) e com o Instituto Guimarães Rosa, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Acesse o edital e o regulamento aqui.
Leia também:
A Biblioteca dos brasileiros para o mundo
Autores brasileiros apresentam um novo Brasil
Egito: o lar árabe dos livros brasileiros